quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O Rio Piranhas (Açu)

A Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Assu é a maior bacia do Rio Grande do Norte, com uma dimensão de mais de 43 mil quilômetros quadrados correspondente a cerca de 40% do Estado, onde o clima é semi-árido em 100% do seu território.

Sua nascente está localizada no município de Bonito de Santa Fé, na Paraíba; abrange toda a parte oeste daquele Estado e se estende por toda a região central do território potiguar, abastecendo cerca de 46 municípios; sua foz está localizada na cidade de Macau. As águas do Rio Piranhas-Assu além do abastecimento humano, é largamente utilizada para atividades agrícolas, de carcinicultura, além da fruticultura e de piscicultura.

Diante dos problemas que ameaçam a sustentabilidade da bacia, devemos criar projetos que mobilizem a população, conscientizando-os da importância do mesmo para nossa região e de todo nosso estado.

Fonte: ( http://www.semarh.rn.gov.br )

                                      

                                     





O RIO

Vem de longe, potente, magestoso,
Inunda o leito branco das areias;
Seus possantes canais as suas veias
Serpejam num marulho rumoroso.

Suas margens de um todo grandioso,
De arvoredos robustos, todas cheias,
Parasitas formando lindas teias,
No tronco da oiticica, alto, rugoso.

Os cavaletes, balsas e canoas
Velejando, defendem-se das croas,
Indo aporta à entrada do Cipó.

Carnaúbas na várzea, enfileiradas,
Parecem contemplar, extasiadas,
O rio, a despejar no Piató.

Sinhazinha Wanderley
(poeta assuense).

Um comentário:

  1. Fico feliz com estas iniciativas, que outras possam surgir e que com isto possamos entender que preservar não custa nada e de brinde nos dá paisagens tão maravilhosas como estas. Parabéns a todos que tiveram esta tão esplendida iniciativa. (Wellington Barbosa Gomes. Aluno graduando em História UERN/ASSU)

    ResponderExcluir